quarta-feira, 27 de maio de 2009

Carta de uma educadora

Setorial da Educação - Foto: Simone (educadora em greve)


Quem esteve no paço da prefeitura de Campinas hoje (20/05/2009 – quarta-feira) participou de um momento histórico na luta dos trabalhadores do serviço municipal. Segundo a PM cerca de 2500 pessoas se reuniram para mais uma vez manifestar sua indignação frente aos desmandos do governo Hélio.

Estas pessoas tomaram as principais ruas e avenidas da cidade e realizaram um ato de civilidade ao promover uma das mais belas passeatas da história de luta dos trabalhadores do serviço público.

Muitas questões foram trazidas em nossas conversas durante as horas que passamos hoje no paço municipal, algumas que nos incomodam e outras que ouvimos de companheiros que aderiram à greve sem muita certeza do porque estar ali:

- Até quando irá à greve desta vez?
- Será que conseguiremos alguma coisa?
- E as pessoas que estão em estágio probatório? (já que tinham muitas por lá)
- Adianta estar aqui sozinha, se em meu local de trabalho todos estão trabalhando?
- Pra que vou fazer greve? Sempre fiz greve em minha vida e de nada adiantou...
- Nossa! Nunca vi tanta gente reunida em um primeiro dia de greve.

Cada um de nós tem suas justificativas para aderir ou não ao movimento, e o mais importante é estar tranqüilo com a escolha feita.

Fazer greve e ficar em casa esperando o resultado de nada adianta, enfraquece o movimento, diminui o barulho que fazemos nos ouvidos da Prefeitura e a repercussão veiculada pela imprensa.

Não aderir a greve e estar na escola sem trabalhar é um desrespeito com as crianças e com os colegas que sofrem com a falta de valorização de nosso trabalho e com a queda da qualidade de ensino em nossas escolas.

Aderir à greve, estar no paço é gritar que não aceito 3% de aumento, não aceito salas de aula lotadas, não aceito merenda de péssima qualidade, não aceito escolas com falta de professores, funcionário e direção, não aceito ter um prefeito que tem seu salário aumentado em 56% e que mente descaradamente a população, é uma oportunidade de manifestar todos os desaforos enfiados goela abaixo diariamente em nossos locais de trabalho.

Então? Vc aceita tudo isso? Vc vai continuar esperando que tudo de melhor que pode e deve acontecer em sua trajetória profissional caia do céu? Vc terá coragem de ensinar seus filhos a lutar pelos seus direitos, enquanto vc mesmo não faz isso?

É isso tudo que devemos perguntar a nós mesmos e aos nossos colegas de tanta luta dentro de nossos locais de trabalho. É hora de ir às ruas, de ir ao paço municipal e gritar um NÃO para o governo do Dr. Hélio.




Nenhum comentário: